Concerto para Violino n.º 2 - Béla Bartók

 


O concerto para violino n.º 2 de Béla Bartók, BB 117 (escrito entre 1937 e 1938), foi dedicado ao violinista virtuoso húngaro Zoltán Székely, que pediu a composição em 1936, e é um exemplo de primeira qualidade do estilo verbunkos.

100 melhores musicas clássicas para ouvir online - Concerto para Violino n.º 2 - Béla Bartók


Bartók compôs o concerto em uma difícil situação de vida, ocupada com uma grande preocupação pela força crescente do fascismo. Ele tinha uma firme posição antifascista, e por isso tornou-se o alvo de vários ataques na Hungria pré-guerra. Entretanto, a composição está escrita com uma atmosfera particularmente otimista.

Béla Viktor János Bartók de Szuhafő (Húngaro: AFI: [ˈbeːlɒ ˈbɒrtoːk]) (Nagyszentmiklós, 25 de março de 1881 — Nova Iorque, 26 de setembro de 1945) foi um compositor húngaro, pianista e investigador da música popular da Europa Central e do Leste.

Bartók é considerado um dos maiores compositores do século XX. Foi um dos fundadores da etnomusicologia e do estudo da antropologia e etnografia da música.Juntamente com seu amigo, o compositor Zoltán Kodály, percorreu cidades do interior da Hungria e Romênia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular. Durante a Segunda Guerra Mundial, decidiu abandonar a Hungria e emigrou para os Estados Unidos. Morando em Nova Iorque, Bartók decepcionou-se com a vida americana.Havia pouco interesse pela sua obra, e suas apresentações, onde sua segunda esposa, Ditta Pásztory também participava, deram pouco retorno financeiro.Ajudado financeiramente por amigos, prosseguiu em sua carreira de compositor, sendo o sexto quarteto uma de suas últimas composições. Em 1944 sua saúde declina tanto que Bartók passa a viver no hospital, sob cuidados medicos.Apesar da sombria situação, compõe ainda o 3 °Concerto para Piano e um Concerto para Viola, que fica incompleto, ao morrer aos 64 anos, de leucemia. 

 Fontes: Texto - Vídeo - Top
Música Clássica
Previous
Next Post »
0 Comentários

Se gostou, deixe um comentário! =)